Oficina de pesquisa colaborativa

Grupo de interessados em promover momentos para aprender a utilizar ferramentas básicas do software livre Gephi


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A proposta da oficina de pesquisa colaborativa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 A proposta da oficina de pesquisa colaborativa em Ter Fev 16, 2016 11:11 am

Elisa


Admin
A proposta dessa oficina de pesquisa colaborativa é organizar uma série de atividades quinzenais, que poderão ser executadas pelos participantes no horário e local mais adequado às suas necessidades.    

O objetivo das atividades que serão propostas será conduzir, como o fio de Ariadne, momentos de aprendizagem sobre a utilização do software Gephi para ilustrar redes sociotécnicas produzidas a partir do método de pesquisa da cartografia de controvérsias.    

A cartografia de controvérsias é o trabalho de arranjar dispositivos para explorar, descrever e visualizar controvérsias, especialmente aquelas de cunho técnico-científicas. Foi desenvolvida por Bruno Latour no final da década de 1990, como uma versão didática da Teoria Ator Rede (ANT).    

Desde então, uma rede mundial de mapeamento de controvérsias está em grande expansão. No Brasil, fazem parte dessa rede o Laboratório Pós-Disciplinar de Estudos da USP, o MediaLab.UFRJ e o Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da UFES.    


Para saber mais sobre a cartografia de controvérsias:

Veja o acervo de trabalhos de Cartografias de Controvérsias resultantes do curso oferecido anualmente por Bruno Latour e Tommaso Venturini, organizado pelo Mèdia Lab do Institut d'Études Politiques de Paris (Sciences Po): http://controverses.sciences-po.fr/archiveindex/. Veja também os sites do Laboratório Pós-Disciplinar de Estudos/USP: lapode.wordpress.com. Página do MediaLab.UFRJ: http://medialabufrj.net/. Site do Labic/UFES: www.labic.net. Para conhecer um trabalho realizado na Educação, ver o Mapeamento de Controvérsias no Ensino Superior Indígena (MARRAS et al., 20-): ensinosuperiorindigena.wordpress.com. Acessos em 16 fev. 2016.

VENTURINI, Tommaso. Diving in magma: how to explore controversies with actor-network theory. Public Understanding of Science, Londres, v. 19, n. 3, p 258-273, 2010. Disponível em: <a href="http://pus.sagepub.com/content/19/3/258.abstract">http://pus.sagepub.com/content/19/3/258.abstract</a> Acesso em: 16 fev. 2016

DE FARIA, Elisa Sampaio. A Cartografia de Controvérsias.  In: ______. Cartografia de Controvérsias: Conexões entre o conhecimento científico e a disputa sobre a instalação do Projeto Apolo na Serra do Gandarela. Dissertação (Mestrado em Educação). UFMG, Belo Horizonte, 2014. p. 36-46. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUBD-9Q7EQ7/2014_faria_disserta__o.pdf?sequence=1 Acesso em: 16 fev. 2016.

Ver perfil do usuário http://oficinagephi.umforum.net

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum