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Atividade 1

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1 Atividade 1 em Qua Mar 02, 2016 8:31 am

Elisa


Admin
Atividade 1

A primeira atividade tem inspiração em uma tarefa indicada por Latour no curso Scientific Humanities, em que os alunos mantinham um blog diário a fim de detectar conexões entre um projeto técnico ou científico com culturas, sociedade ou política. Ela será desenvolvida e posteriormente apresentada aos participantes nesse tópico do fórum.

Para desenvolver a atividade 1 você deverá selecionar, ao longo das próximas duas semanas, quatro reportagens de jornais, revistas e blogs. Essas reportagens deverão tratar de questões, objetos ou projetos técnicos-científicos de interesse público, que sejam controversos e motivo de discussão na atualidade. É necessário que as questões, objetos ou projetos escolhidos para esse exercício sejam controversos e atuais, pois assim seus traços serão facilmente encontrados por toda a mídia. A escolha de tratarmos especificamente de assuntos técnico-científicos se deve a que esse tipo de controvérsia reúne atores de todos os tipos e proporciona o surgimento de associações inusitadas entre eles.
Uma regra que deverá ser seguida é a distribuição da capacidade de agência à qualquer ente. Será considerado um ator todxs que representarem um papel, seja uma pessoa, um animal, uma planta, uma máquina, uma instituição, um elemento químico, uma entidade sobrenatural, indivíduos ou coletivos.

Instruções para o desenvolvimento da atividade:

• Ao longo das próximas duas semanas selecione quatro reportagens que tratem de questões técnico-científicas de interesse público.
• Leia cada artigo cautelosamente algumas vezes, e em cada leitura marque todos os atores que, de acordo com o conteúdo da reportagem, pareçam ter realizado ou sofrido uma ação.
• Liste os atores que você destacou na reportagem e descreva, para cada um deles, as ações que realizaram ou sofreram.
• Apresente cada um dos quatro exercícios nesse tópico do fórum, lembrando-se de registrar a fonte, data e autoria da reportagem.
• Comente! Conte aos parceiros da oficina quais foram suas impressões e os desafios que encontrou no exercício. Contribua com o desenvolvimento da oficina e interaja com as postagens da equipe.

Tome como exemplo o exercício que fiz com um trecho da reportagem que foi publicada no site da BBC do dia 26 de fevereiro de 2016 (http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160223_cdc_zica_paraiba_jc_lk). Os atores estão destacados em amarelo:


Listagem dos atores
• Maria da Luz Mendes Santos/Mãe: teve uma filha com microcefalia (Heloysi/Menina)
• Heloysi/Menina: nasceu com microcefalia
• Centenas de bebês: nasceram com microcefalia/cabeças menores que o perímetro de 32 centímetros
• Governo [do Brasil]: estabeleceu o parâmetro que define a microcefalia (cabeças menores que o perímetro de 32 centímetros)
• Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC): começou um pesquisa na Paraíba
• Paraíba: tornou-se o estado brasileiro mais afetado pelo surto de microcefalia devido aos 59 casos confirmados e 440 em investigação
• Especialistas em segurança epidemiológica do CDC: vão a campo em João Pessoa
• Ministério da Saúde: estabeleceu parceria com o CDC
• Vírus Zika: é investigado
• Oito equipes/técnicos do CDC e agentes de saúde do ministério e das secretarias locais: vão em casas e hospitais coletar
• Dados e materiais de cem mães: são coletados por equipes
• Mulheres com filhos saudáveis: serão casos de controle

Comentário:
As suas ações interferem no levantamento de atores – tenha em mente que não há resposta certa. Para aqueles que queiram participar de uma investigação coletiva de uma controvérsia, sugiro que selecionem reportagens com o assunto Zica. Sintam-se livres para se agrupar em torno de outras questões e também para desenvolver seu tópico individualmente. Em caso de dúvida sobre essa atividade, postem perguntas no tópico!

elephant study   elephant study   elephant study   elephant  study  elephant

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2 Re: Atividade 1 em Seg Mar 07, 2016 5:35 pm

Elisa, essa ideia de um estudo coletivo sobre o Zica é muito boa! Dedicarei as outras 3 reportagens a essa ideia. Mas comecei com uma reportagem sobre o Antropoceno. Estou finalizando e já postarei, com muitas perguntas.

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3 Re: Atividade 1 em Seg Mar 07, 2016 6:01 pm

Cientistas querem oficializar início de nova época geológica
09 de janeiro de 2016
O tempo



Lista de atores:
Novo estudo: sugere evidências suficientes
Mudanças ambientais: causadas pelo homem
Homem: causou mudanças ambientais
Camadas no solo: guardam vestígios que serão detectáveis daqui a milhões de anos
Termo Antropoceno: cunhado na década de 80 por Eugene Stromer e deve ser incorporado ao vocabulário de geólogos; foi criado para ilustrar o impacto das populações humanas no ambiente
Eugene Stromer: cunhou o termo Antropoceno na década de 80
Vocabulário dos geólogos: incorporação do termo Antropoceno
Revista Science: publicou o novo estudo liderado por Colin Waters
Colin Waters: liderou o estudo; é geólogo do Serviço Geológico Britânico
1950: identificação de sinais distintivos do Antropoceno e encerramento do Holoceno
Depósitos antropogênicos: contêm alumínio puro, concreto e plástico
Queima de combustíveis fósseis: disseminou fuligem, esferas de cinza inorgânica e partículas carbonáceas esféricas por todo o mundo
Tecnofósseis: materiais propensos a sobreviver no futuro
21 instituições: assinam o estudo
Estratigrafia-camadas do solo: distinta entre Antropoceno e Holoceno
Planeta: pode perder 75% das espécies no próximo século
Gases do efeito estufa: o aumento deles provoca mudança climática global e distingue o Antropoceno
Temperatura: a elevação em 0,9 graus Celsius distingue o Antropoceno
Nível do mar: a elevação em 3,2 mim por ano após a década de 90 distingue o Antropoceno
14 mil anos: registros diferentes durante todo esse intervalo de tempo
Aquecimento global: se desenfreado, encerrará o Quaternário

Dúvidas:
1. A lista de entidades deve ser apresentada conforme ela aparece na reportagem?
2. A descrição da ação de cada entidade identificada deve ser fidedigna ao texto? Ou seja, devemos usar as mesmas palavras que o texto traz? Por exemplo, listei "camadas no solo" e descrevi a ação como "guardam vestígios que serão detectáveis daqui a milhões de anos"; no texto o trecho de onde extraí esse ator é: "Segundo a pesquisa, os vestígios deixados serão detectáveis em camadas no solo daqui a milhões de anos, mesmo que a humanidade acabe".
3. Às vezes, listei uma entidade e descrevi a ação dela e esta ação indica outra entidade. Nesse caso, devemos listar as duas entidades? Por exemplo,
Mudanças ambientais: causadas pelo homem
Homem: causou mudanças ambientais.
4. Dicas para perceber a ação do tempo??? Listei duas entidades temporais, mas estou muito na dúvida se elas são mesmo as fontes da ação ou se são outra coisa...



Última edição por Natália Ribeiro em Dom Mar 13, 2016 3:53 pm, editado 1 vez(es)

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4 Re: Atividade 1 em Ter Mar 08, 2016 5:40 pm



Reportagem 1: Mais uma do zika
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2016/02/mais-uma-do-zika/?searchterm=zika%20v%C3%ADrus

Por: Catarina Chagas
Publicado em: 05/02/16

Listagem dos atores:  
- Cientistas da Fiocruz: confirmam presença de vírus ativo em amostras de urina e saliva de pacientes humanos
- Vírus da zika: está sendo pesquisado/ possibilidade de ser transmitido pela urina e pela saliva/ causa doença/bastante sensível a mudanças de pH
- Urina e saliva: fluidos corporais onde o vírus é encontrado
- Pacientes: cederam amostras biológicas para a realização das pesquisas
- Anúncio: apresenta a descoberta científica
- Coletiva de Imprensa: realizou o anúncio da descoberta na Fundação Oswaldo Cruz
- Material genético do zika: encontrado nos fluidos corporais (urina e saliva)/ retirado das amostras dos pacientes para a realização das pesquisas
- Cultura de células: usadas nas pesquisas/onde o vírus se multiplica
- Paulo Gadelha: presidente da Fiocruz/enfatiza o fato de a pesquisa ser uma evidência mais robusta da possibilidade de transmissão do vírus pelo contato com fluidos/ apresenta recomendação/conselho para as gestantes
- Hipótese da via de transmissão por urina e saliva: ainda sem comprovação científica/pode ser refutada ou comprovada
- Equipe do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus da Fiocruz: iniciou a pesquisa em janeiro de 2016.
- Myrna Bonaldo: virologista/lidera a equipe do laboratório
- Cientistas: ainda possuem mais perguntas do que respostas
- Protocolos: estão sendo desenvolvidos/ irão organizar os testes de investigação da transmissão do zika por urina ou saliva
- Mosquito Aedes aegypti: está disseminado por todo o Brasil/ transmite a zika/ não está presente nos Estados Unidos/ seu controle é a principal estratégia de contenção do zika
- Contato sexual: possível forma de transmissão do zika
- Estudos epidemiológicos e pesquisas de bancadas: utilizados para levantar evidências de uma via de transmissão de um vírus
- Famílias onde houve vários casos de zika e modelos animais: possíveis caminhos para investigar as vias de contágio do zika
- Conhecimento: ausente ou insuficiente no que diz respeito a presença de vírus ativo da dengue em amostras de urina e saliva
- Wilson Savino: diretor do Instituto Oswaldo Cruz/destacou a importância da cooperação científica
- Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à pesquisa RJ: Anunciou a criação de seis redes de pesquisas com foco em estudos sobre zika, chicungunya e dengue
- Redes de pesquisas: receberão 12 milhões nos próximos dois anos
- 12 milhões: serão investidos nas redes de pesquisas
- 400 cientistas: trabalharão nas redes de pesquisas
- Gestantes: grupo mais sensível aos efeitos do zika
- Ministério da Saúde: declarou ter comprovado a relação entre a infecção por zika e a microcefalia em bebês
- Bebês: nascem com microcefalia
-Aglomerações de pessoas: devem ser evitadas pelas gestantes



Última edição por anapaulasilva em Ter Mar 15, 2016 10:19 am, editado 4 vez(es)

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5 Re: Atividade 1 em Ter Mar 08, 2016 7:25 pm

Oi, Elisa! Eu tenho uma dúvida: podemos identificar atores por ações que eles venham a desempenhar no futuro ou somente por ações já realizadas ou em andamento? Um dos atores que eu identifiquei na reportagem selecionada foi o dinheiro (12 milhões de reais), mas ele ainda será investido nas redes de pesquisas com enfoque nos estudos sobre a zika, chicungunya  e a dengue.
Desde já agradeço pela oportunidade de aprendizado!

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6 Re: Atividade 1 em Qua Mar 09, 2016 9:05 am

Bom dia a tod@s!

Pessoal, estou reunindo as reportagens... Me interessei pelo tema transgênicos, onde tem entrado tanto o Aedes por causa do zika vírus, mas também outros organismos, como milho e soja... Minha dúvida é se eu deveria optar mesmo por um agente central, ou posso deixar assim mais amplo.. E também se é preciso focar no local onde as informações estão aparecendo.. Por exemplo, essa coisa do Aedes está emergindo forte aqui, mas em outros países a discussão dos grãos transgênicos têm aparecido mais agora...

O que você sugere, Elisa? Foco ou posso deixar aparecer qualquer assunto sobre o tema transgênicos?

Também agradeço imensamente pela oportunidade!

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7 Re: Atividade 1 em Qua Mar 09, 2016 9:54 am

Elisa


Admin
Ei Nat,

A sua listagem de entidades ficou bem ampla, reuniu uma diversidade de atores. Isso é bom!

Sobre as dúvidas:

1. Não existe regra pré-definida sobre a apresentação das entidades/atores. Fica à critério da investigadora.

2. Não podemos inventar ou inferir, temos que trabalhar com o que a reportagem apresenta. A sua descrição está bacana.

3. Devemos destacar as duas entidades, pois na hora de desenhar a rede isso será importante. Você pode destacar como quiser. Destaquei com a cor vermelha, por exemplo: Mudanças ambientais: causadas pelo homem. Interessante notar que nessa reportagem quem causa mudanças ambientais é o homem. Mulheres e crianças são silenciadas.

4. Quando avançarmos, vamos fazer um inventário mais completo dos eventos e ações. O tempo e o lugar vão entrar, mas não como atores. Pode acontecer de o tempo ser um ator. No caso da sua reportagem, eu não elencaria como ator.  

Natália Ribeiro escreveu:

Dúvidas:
1. A lista de entidades deve ser apresentada conforme ela aparece na reportagem?
2. A descrição da ação de cada entidade identificada deve ser fidedigna ao texto? Ou seja, devemos usar as mesmas palavras que o texto traz? Por exemplo, listei "camadas no solo" e descrevi a ação como "guardam vestígios que serão detectáveis daqui a milhões de anos"; no texto o trecho de onde extraí esse ator é: "Segundo a pesquisa, os vestígios deixados serão detectáveis em camadas no solo daqui a milhões de anos, mesmo que a humanidade acabe".
3. Às vezes, listei uma entidade e descrevi a ação dela e esta ação indica outra entidade. Nesse caso, devemos listar as duas entidades? Por exemplo,
Mudanças ambientais: causadas pelo homem
Homem: causou mudanças ambientais.
4. Dicas para perceber a ação do tempo??? Listei duas entidades temporais, mas estou muito na dúvida se elas são mesmo as fontes da ação ou se são outra coisa...

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8 Re: Atividade 1 em Qua Mar 09, 2016 9:56 am

Elisa


Admin
Olá Ana Paula,

Fico feliz por começarmos!!!

Ações futuras, que estejam relatadas no texto, são suficientes para apontar quem irá figurá-las. Nesse caso, o dinheiro é um ator.


anapaulasilva escreveu:Oi, Elisa! Eu tenho uma dúvida: podemos identificar atores por ações que eles venham a desempenhar no futuro ou somente por ações já realizadas ou em andamento? Um dos atores que eu identifiquei na reportagem selecionada foi o dinheiro (12 milhões de reais), mas ele ainda será investido nas redes de pesquisas com enfoque nos estudos sobre a zika, chicungunya  e a dengue.
Desde já agradeço pela oportunidade de aprendizado!

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9 Re: Atividade 1 em Qua Mar 09, 2016 10:08 am

Elisa


Admin
Ei Rebeca,

Depende dos seus objetivos. Se você quiser produzir um mapeamento consistente, você deve optar por um recorte mais estreito, escolhendo um tema bem específico.

Aqui na oficina, a intenção principal é explorar e desenvolver o olhar para ampliar os atores que levamos em consideração nos mundos. Por isso, se você desejar explorar mais temas, não há problema.

Não entendi bem a dúvida sobre o local onde os "rastros" aparecem. Se a controvérsia for local, os meios de comunicação daquele local vão concentrar os rastros. No caso dos transgênicos, a controvérsia é global, portanto você poderia selecionar reportagens produzidas em qualquer lugar do mundo. Se a sua dúvida ainda estiver sem reposta, pergunte de novo!  Smile


Rebeca Cássia de Andrade escreveu:Bom dia a tod@s!

Pessoal, estou reunindo as reportagens... Me interessei pelo tema transgênicos, onde tem entrado tanto o Aedes por causa do zika vírus, mas também outros organismos, como milho e soja... Minha dúvida é se eu deveria optar mesmo por um agente central, ou posso deixar assim mais amplo.. E também se é preciso focar no local onde as informações estão aparecendo.. Por exemplo, essa coisa do Aedes está emergindo forte aqui, mas em outros países a discussão dos grãos transgênicos têm aparecido mais agora...

O que você sugere, Elisa? Foco ou posso deixar aparecer qualquer assunto sobre o tema transgênicos?

Também agradeço imensamente pela oportunidade!

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10 Re: Atividade 1 em Qua Mar 09, 2016 10:51 am

Elisa


Admin
Natália, Ana Paula e Rebeca, eu fiquei muito animada com a participação de vocês!  lol!

Para poder acompanhar melhor o exercício, é importante que vocês postem as imagens das reportagens com os atores destacados.

Peguei a reportagem selecionada pela anapaulasilva e slavei como PDF. No Adobe, destaquei atores de um parágrafo com o marca texto amarelo. Depois, tirei um instantâneo e colei no Paint. Salvei a imagem na pasta Public do Dropbox, e poderia ter utilizado o Flickr, o Picasa Web ou outros para hospedá-la e obter o seu link (URL).

Aqui no fórum, cliquei no ícone da fotografia com um +, colei o link da imagem e cliquei em inserir.

Gravei um vídeo demonstrando o processo que eu fiz. Infelizmente o vídeo não capturou o som. Em breve farei outro vídeo, espero que com som, demonstrando como hospedar imagens no Picasa Web e como postar no tópico novamente.





Clique aqui para ver o novo vídeo



Última edição por Elisa em Qua Mar 09, 2016 10:19 pm, editado 1 vez(es)

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11 Primeiro exercício em Qua Mar 09, 2016 11:16 am

Reportagem 1: Revista Exame (04/03/2016): Mosquito transgênico impede Aedes aegypti de transmitir zika. http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/mosquito-transgenico-impede-aedes-aegypti-de-transmitir-zika

Listagem de atores:
- Mosquito transgênico: aguarda o aval da ANVISA.
- ANVISA: estuda liberar o mosquito transgênico.
- Vírus zika, dengue e chikungunya: poderão ser combatidos pelo mosquito transgênico.
- Intrexon: empresa que investiu 160 milhões de dólares para comprar a Oxitec.
- Oxitec: criou o Aedes aegypti modificado.
- Teste: mostrou que o Aedes “do bem” ajuda na redução do Aedes aegypti.
- Mosquito da Intrexon = mosquito do bem = mosquito transgênico: ajuda na redução do Aedes aegypti.
- Empresa e prefeitura: afirmam a redução do Aedes aegypti após os testes.
- Microinjeção de DNA: estimula a produção de uma proteína a níveis anormais.
- Inseto modificado: sofre modificação pelos genes injetados com a microinjeção de DNA.
- Estágio de ovo: fase em que o inseto é modificado.
- Fase adulta: causadora da epidemia.
- Mosquito transgênico: se reproduz atualmente em Campinas.
- Oxitec: tem planos de criar nova fábrica em Piracicaba.
- RJ Kirk: pretende investir na redução do surto de zika, dengue e chikungunya.
- RJ Kirk: precisa da aprovação da ANVISA.
- Fórmula: mostra que não é fácil estimar a quantidade de mosquitos modificados precisam ser liberados no Brasil.
- Tempo: influencia no interesse de investimento do governo.
- OMS: declarou emergência internacional pelo zika vírus em fevereiro.
- Intrexon: comprou a Oxitec no ano em que a OMS declarou emergência internacional.
- Zika: potencial causador de microcefalia.
- Oxitec: tem vantagem competitiva de 12 anos frente a outras empresas.
- Universidade de Oxford: deu origem à Oxitec.
- ANVISA: avalia a atuação da Intrexon no Brasil.
- Aedes aegypti: causou mais de 2 milhões de doenças no Brasil em 2015.
- Organização Pan-Americana da Saúde: fala da severidade do Aedes aegypti no Brasil.

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12 Re: Atividade 1 em Qua Mar 09, 2016 11:18 am

Não sei bem se seria isso mesmo... Tive dificuldade descrever as ações de alguns dos atores... Gostaria de uma opinião... valeu!!!! Very Happy

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13 Re: Atividade 1 em Qua Mar 09, 2016 11:29 am

Veja se deu certo minha tentativa de colocar as imagens do texto:

https://picasaweb.google.com/101815977783075353318/9DeMarcoDe2016

Abs obrigada!

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14 Re: Atividade 1 em Dom Mar 13, 2016 3:59 pm

Rebeca Cássia de Andrade escreveu:Veja se deu certo minha tentativa de colocar as imagens do texto:

https://picasaweb.google.com/101815977783075353318/9DeMarcoDe2016

Abs obrigada!

Ei Rebeca,

não funcionou. A Elisa postou um vídeo que explica como fazer, usando o picasa mesmo. Bem tranquilo.

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15 Re: Atividade 1 em Dom Mar 13, 2016 6:40 pm

The Anthropocene is functionally and stratigraphically distinct from the Holocene

Colin N. Waters, Jan Zalasiewicz, Colin Summerhayes, Anthony D. Barnosky, Clément Poirier, Agnieszka Gałuszka, Alejandro Cearreta, Matt Edgeworth, Erle C. Ellis, Michael Ellis, Catherine Jeandel, Reinhold Leinfelder, J. R. McNeill, Daniel deB. Richter, Will Steffen, James Syvitski, Davor Vidas, Michael Wagreich, Mark Williams, An Zhisheng, Jacques Grinevald, Eric Odada, Naomi Oreskes, Alexander P. Wolfe

Publicado em: Science, 8 de janeiro de 2016, Vol 351, Issue 6269



Lista de atores:
1. Humanos: estão alterando processos geológicos na Terra
2. Waters et al.: revisaram sinais climáticos, biológicos e geoquímicos de atividade humana em sedimentos e núcleos glaciais.
3. Antropoceno: firma-se estratigraficamente sozinho como uma nova época
4. Propostas para marcar o início do Antropoceno: incluem um “early Anthropocene”
5. Agricultura: espalhou/aumentou/propagou
6. Desmatamento: espalhou/aumentou/propagou
7. Cristovão Colombo e as grandes navegações: intercâmbio de espécies entre velho mundo e novo mundo
8. Crescimento populacional: acelerou-se muito no meio do século XX
9. Industrialização: acelerou-se muito no meio do século XX
10. Depósitos antropogênicos recentes: contêm novos minerais e tipos de rochas
11. Novos materiais: têm rápida disseminação global
12. Alumínio elementar: é um novo material que têm rápida disseminação global
13. Concreto: é um novo material que têm rápida disseminação global
14. Plástico: é um novo material que têm rápida disseminação global
15. Tecnofósseis: novos materiais evoluem rapidamente como fósseis
16. Queima de combustíveis fósseis: disseminou “black carbon, inorganic ash spheres, and spherical carbonaceous particles worldwide, with a near-synchronous global increase around 1950
17. Fluxos sedimentares antropogênicos: “have intensified, including enhanced erosion caused by deforestation and road construction”
18. Inventários de nitrogênio e fósforo no solo: duplicaram no século passado devido ao aumento no uso de fertilizantes
19. Uso de fertilizantes: gerou sinais amplamente propagados em estratos lacustres e níveis de nitrogênio na Groelândia
20. Dispositivo atômico Trinity: a detonação gerou fallout nuclear local de 1945 a 1951; foi detonado em Alamogordo, New Mexico, on 16 July 1945
21. Testes de armas termonucleares: geraram claro sinal entre 1952 e 1980, com pico de carbono 14
22. 239Pu (plutônio) e outros radionuclídeos artificiais: têm pico em 1964
23. Concentrações atmosféricas de CH4 e CO2: diferenciam-se daquelas do Holoceno e mesmo do Quaternário, a partir de 1850, aproximadamente, e mais marcadamente a partir de em torno de 1950
24. δ13C (isótopo de C, com 13 elétrons): teve queda abrupta em 1950; “is captured by tree rings and calcareous fossils”
25. Média global de temperatura: aumentou de 0.6o to 0.9oC de 1900 até o presente
26. Níveis marinhos globais: aumentaram 3.2 ± 0.4 mm/ano de 1993 até 2010
27. Taxas de extinção: têm sido muito maiores do que taxas anteriores desde 1500 e aumentou ainda mais no século XIX
28. Associações de espécies: têm sido amplamente alteradas por invasões de espécies transglobais geologicamente sem precedentes e por mudanças associadas a agricultura/pecuária e pescaria/aquicultura
29. Sinais estratigráficos: dão suporte à formalização do Antropoceno no nível de época com fronteira inferior (ainda a ser formalmente identificada) no meio do século XX
30. Formalização do Antropoceno: vai além da comunidade geológica e expressa a extensão em que a humanidade está dirigindo rápida e amplas modificações na Terra


Comentários:
Nesta atividade, decidi experimentar identificar atores em um artigo científico. Então, continuei com o Antropoceno sendo o meu tema. Usei o resumo estruturado de um artigo da Science, que foi citado pelo artigo d'O Tempo que usei no meu primeiro exercício. Este artigo d'O Tempo é de 9 de janeiro de 2016. E o da Science, de 8 de janeiro de 2016. Então fica clara a vinculação de um com o outro. A associação entre os dois tem muitos atores envolvidos, como vcs podem perceber na lista de atores, que têm muito em comum. Os dados mostrados no artigo d'O Tempo são os mesmos mostrados no artigo da Science. No entanto, o exercício não foi repetitivo, pois os autores se multiplicaram com este artigo da Science. Por exemplo, agora tem isótopos e radionuclídeos deixando rastros. Por isso, decidi postar. Está me parecendo que com os dois exercícios, a rede aumentou, se é que isso faz sentido.
Outra coisa, concordei com Elisa que os marcadores temporais não são atores, necessariamente. Mas para o meu tema, o tempo é fundamental. Então, vou continuar atenta a cada vez que ele aparece, por isso, sublinhei os mesmo na minha lista.

Observação: marquei em verde, entidades que não tenho certeza se estão atuando neste texto; embora elas sejam atuantes para além deste texto. Estas em verde estão listadas com a ação que percebi. Em azul, estão entidades que não deixaram rastros neste texto, mas que são atuantes na controvérsia do tema que escolhi e elas não estão na minha lista.



Última edição por Natália Ribeiro em Ter Mar 15, 2016 2:21 pm, editado 1 vez(es)

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16 Re: Atividade 1 em Dom Mar 13, 2016 6:43 pm

anapaulasilva escreveu:Reportagem 1: Mais uma do zika
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2016/02/mais-uma-do-zika/?searchterm=zika%20v%C3%ADrus
Por: Catarina Chagas
Publicado em: 05/02/16

Listagem dos atores:  
Cientistas da Fiocruz: confirmam presença de vírus ativo em amostras de urina e saliva de pacientes.
Vírus da zika: é pesquisado
Laboratório de Biologia Molecular de Flavivirus da Fiocruz: onde a pesquisa foi iniciada
Coletiva de imprensa na Fundação Oswaldo Cruz: realizou o anúncio da descoberta
A descoberta: aumenta as dúvidas sobre as formas de transmissão da doença
Cientistas : possuem mais dúvidas do que respostas; estão desenvolvendo protocolos para as pesquisas
Brasil: possui o vetor (Aedes aegypti) disseminado por toda parte.
Estados Unidos: possui um caso de pessoa que contraiu o zika por via sexual
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à pesquisa RJ: Anunciou a criação de seis redes de pesquisas com foco em estudos sobre zika, chicungunya e dengue
400 cientistas: ligados às redes de pesquisas
12 milhões de reais: serão investidos nos próximos dois anos nas redes de pesquisas
Ministério da Saúde: comprovou a relação entre o zika e microcefalia
Paulo Gadelha: presidente da Fiocruz; recomendação/conselho para as gestantes  

Ana Paula,
coloca a imagem pra gente poder comentar seu exercício. Mas batendo o olho, está me parecendo que alguns atores não foram listados.

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17 Atividade 1 em Dom Mar 13, 2016 9:15 pm

Resolvi pegar uma nota do MCTI para iniciar a atividade. Depois vou complexificando o negócio.


Lista da atores e ações
Fosfoetanolamina: Alvo de pesquisas por supostamente curar o câncer.
Câncer: Foi “tratado” com eficácia pela fosfoetanolamina.
Instituto de Química de São Carlos: Distribuidor da fosfoetanolamina para tratamento.
Ministério da Ciência (MCTI): Promovendo a realização de estudos sobre fosfoetanolamina.
Ministério da Saúde: Promovendo a realização de estudos sobre fosfoetanolamina, junto com MCTI.
Instituições Nacionais de Excelência: Locais selecionados pelos Ministérios para realização dos estudos sobre fosfoetanolamina.
Edgar Laurence Outhouse: Pioneiro no estudo da fosfoetanolamina.
Departamento de Pesquisas Médicas: Local dos primeiros estudos sobre fosfoetanolamina.
Gilberto Orivaldo Chierice: Pesquisador brasileiro que começou a estudar a fosfoetanolamina nos anos 90.
Modelos experimentais: Fizeram parte da etapa de estudo do efeito da fosfoetanolamina no tratamento do câncer, com resultados preliminares.
Alguns pacientes: Foram tratados com fosfoetanolamina.

Dúvidas:
Tiveram atores que eu marquei no texto mas não consegui colocar suas ações, p. ex: USP e Canadá. No caso, eles seriam atores msm? Fiquei na dúvida sobre se devo coloca-los ou não.

E valeu a oportunidade Elisa Very Happy

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18 Re: Atividade 1 em Ter Mar 15, 2016 1:54 pm

Elisa


Admin
Ei Alexandre, o texto do exercício deu muito certo! Exclamation

Do meu ponto de vista o Canadá aparece mais como local do que como atores. A USP também pode ser entendida dessa forma. Em outros textos sobre o mesmo assunto a USP aparece no lugar do IQSC, figurando o ator que investiga a atuação da fosfoetanolamina. Nesse segundo caso, a USP seria considerada uma entidade.


Alexandre Fagundes escreveu:

Dúvidas:
Tiveram atores que eu marquei no texto mas não consegui colocar suas ações, p. ex: USP e Canadá. No caso, eles seriam atores msm? Fiquei na dúvida sobre se devo coloca-los ou não.

E valeu a oportunidade Elisa Very Happy

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19 Re: Atividade 1 em Ter Mar 15, 2016 2:44 pm

Elisa


Admin
Ei Ana Paula!

Agora ficou bem mais bacana, você ampliou o rol de atores!!!

Sugiro que você se restrinja às ações que envolvem o/a ator/a. A sua listagem está muito rica, tem tantas informações que em alguns momentos ultrapassa a ação e aparece uma definição ostensiva. No caso da atora "Myrna Bonaldo", por exemplo, "virologista" não seria uma ação, é uma definição ostensiva. Mas de repente poderia ser considerada uma figuração das ações de Myrna.

Em outros momentos, a ação não aparece (por exemplo: "Gestantes: grupo mais sensível aos efeitos do zika").  A forma de apresentação poderia enfatizar a ação. Isto é, o verbo precisa aparecer sempre, não pode ser suprimido. Nesse caso, poderia ser, por exemplo, Gestantes: recebem recomendações/conselhos de Gadelha/Presidente da Fiocruz para evitar aglomerações. (atores em vermelho)

Em outros pontos a listagem está excelente, por exemplo "12 milhões: serão investidos nas redes de pesquisas; 400 cientistas: trabalharão nas redes de pesquisas".

Eu tenho uma sugestão para o próximo exercício: Selecione uma reportagem menor ou então escolha somente um trecho de uma reportagem. Esse texto que você apresentou tem muita informação, e aí fica bastante difícil fazer a listagem de atores e ações. Se você preferir, pode trabalhar nele novamente, gerando uma nova postagem!


anapaulasilva escreveu:

Reportagem 1: Mais uma do zika
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2016/02/mais-uma-do-zika/?searchterm=zika%20v%C3%ADrus

Por: Catarina Chagas
Publicado em: 05/02/16

Listagem dos atores:  
- Cientistas da Fiocruz: confirmam presença de vírus ativo em amostras de urina e saliva de pacientes humanos
- Vírus da zika: está sendo pesquisado/ possibilidade de ser transmitido pela urina e pela saliva/ causa doença/bastante sensível a mudanças de pH
- Urina e saliva: fluidos corporais onde o vírus é encontrado
- Pacientes: cederam amostras biológicas para a realização das pesquisas
- Anúncio: apresenta a descoberta científica
- Coletiva de Imprensa: realizou o anúncio da descoberta na Fundação Oswaldo Cruz
- Material genético do zika: encontrado nos fluidos corporais (urina e saliva)/ retirado das amostras dos pacientes para a realização das pesquisas
- Cultura de células: usadas nas pesquisas/onde o vírus se multiplica
- Paulo Gadelha: presidente da Fiocruz/enfatiza o fato de a pesquisa ser uma evidência mais robusta da possibilidade de transmissão do vírus pelo contato com fluidos/ apresenta recomendação/conselho para as gestantes
- Hipótese da via de transmissão por urina e saliva: ainda sem comprovação científica/pode ser refutada ou comprovada
- Equipe do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus da Fiocruz: iniciou a pesquisa em janeiro de 2016.
- Myrna Bonaldo: virologista/lidera a equipe do laboratório
- Cientistas: ainda possuem mais perguntas do que respostas
- Protocolos: estão sendo desenvolvidos/ irão organizar os testes de investigação da transmissão do zika por urina ou saliva
- Mosquito Aedes aegypti: está disseminado por todo o Brasil/ transmite a zika/ não está presente nos Estados Unidos/ seu controle é a principal estratégia de contenção do zika
- Contato sexual: possível forma de transmissão do zika
- Estudos epidemiológicos e pesquisas de bancadas: utilizados para levantar evidências de uma via de transmissão de um vírus
- Famílias onde houve vários casos de zika e modelos animais: possíveis caminhos para investigar as vias de contágio do zika
- Conhecimento: ausente ou insuficiente no que diz respeito a presença de vírus ativo da dengue em amostras de urina e saliva
- Wilson Savino: diretor do Instituto Oswaldo Cruz/destacou a importância da cooperação científica
- Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à pesquisa RJ: Anunciou a criação de seis redes de pesquisas com foco em estudos sobre zika, chicungunya e dengue
- Redes de pesquisas: receberão 12 milhões nos próximos dois anos
- 12 milhões: serão investidos nas redes de pesquisas
- 400 cientistas: trabalharão nas redes de pesquisas
- Gestantes: grupo mais sensível aos efeitos do zika
- Ministério da Saúde: declarou ter comprovado a relação entre a infecção por zika e a microcefalia em bebês
- Bebês: nascem com microcefalia
-Aglomerações de pessoas: devem ser evitadas pelas gestantes

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20 Re: Atividade 1 em Ter Mar 15, 2016 9:11 pm



Reportagem 2- Mudança climática: EUA e Canadá reduzirão emissão de metano
Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/clima/eua-e-canada-reduzirao-emissoes-de-metano-para-combate-a-mudanca-climatica,8ccf8e3ebb94188cd957394e8b7093cdqtx0qgpb.html

Publicada em: 10 de março de 2016

Listagem dos atores:
- Estados Unidos e Canadá: se comprometem a reduzir as emissões de metano em até 45% até 2025/trabalharão juntos para implementar o acordo de Paris/se comprometem a assinar o pacto o mais rápido possível/ vão manter esforços conjuntos para acelerar o desenvolvimento de energias limpas.
- Indústrias de Petróleo e gás: deverão reduzir suas emissões de metano
- Governos dos EUA e do Canadá: emitiram um comunicado sobre acordos entre os dois países
- Casa Branca: divulgou o comunicado
- Comunicado: apresenta informações acerca dos acordos estabelecidos entre os governos dos EUA e Canadá
- Justin Trudeau: realizou a primeira visita de Estado de um governante canadense aos EUA em quase 20 anos/ busca um novo acordo para as exportações de madeira aos Estados Unidos  
- Barack Obama: Recebeu a visita do primeiro ministro do Canadá Justin Trudeau/rejeitou a construção do oleoduto Keystone em novembro de 2015
- Acordo de Paris: firmado em dezembro de 2015/aborda questões sobre a mudança climática/ deverá ser assinado o mais breve possível pelos dois países
- Mudança climática: tratada no acordo de Paris
-Metano: terá sua emissão reduzida nas indústrias de petróleo e gás dos EUA e Canadá
-Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos: começará a desenvolver novas regulações para as emissões de metano procedentes das indústrias petrolífera e de gás.
- Novas regulações: irão regulamentar as emissões de metano pelas indústrias americanas
- Agência canadense para mudança climática e meio ambiente: deve divulgar a fase inicial da sua proposta de regulações para as emissões de metano no início de 2017
-  Oleoduto Keystone: gerou desavenças entre Estados Unidos e Canadá/ serviu de estímulo à cooperação energética entre os dois países/ teve sua construção recusada por Obama em novembro de 2015/ projetado para transportar petróleo do Canadá ao Texas.
- Empresa TransCanada: fez o projeto do oleoduto Keystone
- Projeto do oleoduto: foi muito criticado pelas organizações de defesa ao meio ambiente
- Organizações de defesa ao meio ambiente: criticaram o projeto do oleoduto Keystone.
- Ártico: terá pelo menos 17% de suas áreas terrestres e 10% das áreas marinhas protegidas até 2020 como meta dos dois países
- Luta contra a mudança climática e a campanha contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI): serão debatidas na visita de Estado de Justin Trudeau a Casa Branca
- Novo acordo de fronteira: será discutido na reunião entre Trudeau e Obama/ vai permitir agilizar o fluxo de mercadorias entre os dois países e a segurança
- Último acordo para as exportações de madeira entre EUA e Canadá: expirou em outubro de 2015/ estimulou a conversa sobre um novo acordo

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21 Re: Atividade 1 em Qua Mar 16, 2016 8:22 pm

Boa noite a Elisa e a todxs!

Gostaria de analisar a Controvérsia "Impeachment Dilma Roussef" neste curso, visando aplicar um pouco o "guia de viagem" ANT-Mapeamento de Controvérsias.

Segue abaixo uma das notícias para comentários e discussão (origem: busca da palavra chave "impeachment Dilma")

Fonte: http://www.dn.pt/mundo/interior/lula-em-brasilia-para-negociar-com-dilma-assumir-superministerio-5077990.html
Acessado em: 16/03/2016
Motivo da escolha: a mais complexa das 4 que coletei



• Lula: vai aceitar o superministério
• Escândalo: impede que Lula anuncie o aceite do superministério e envolve a compra do silêncio por Delcídio
• Ex-presidente: suspeito de branquamento de capitais / exigiu mudança na política econômica do governo
• Imunidade judicial - será dada ao ex-presidente caso ele aceite o novo cargo
• Lula da Silva -  chegou a Brasília para encontrar com Dilma Roussef
• Brasília  - local onde se dá a negociação entre Dilma e Lula
• Presidente Dilma Roussef  - convidou Lula para assumir o superministério
• Superministério - cargo que o ex-presidente foi convidado a assumir e que pode lhe conceder imunidade judicial
• Recuperação/Mudança Econômica  - algo deve ser aticulado com o ex-presidente ao assumir o ministério
• Impeachment de Dilma - algo deve ser aticulado com o ex-presidente ao assumir o ministério
• Manifestações De Domingo -  ator coletivo  que exige o impeachment da Dilma
• Jornal O Globo e Site da Revista Veja  - noticiaram que Lula aceitou o convite de assumir o ministério
• Governo  - tentou comprar o silêncio de Delcídio, gerando o escândalo que adiou o aceite de Lula
• Delcídio do Amaral  - "o governo tentou comprar o seu silêncio, o que adiou o anúncio de Lula / acusou
Aloizio Mercadante de ter tentado impedir a sua colaboração com a justiça"
• Aloizio Mercadante - "acusado por Delcidio de ter tentado impedir a sua colaboração na operação Lava-Jato / ofereceu uma ajuda financeira para compra o silêncio de Delcidio"
• Justiça - está investigando casos e promovendo a opoeração Lava-Jato
• Operação Lava-Jato -  operação produzida pela Justiça e que está investigando o governo, Lula e Delcídio / encarregada pelo Juiz Sérgio Mouro
• Gravações Da Delação Premiada - armazenam o conteúdo do depoimento de Delcídio para a operação lava-jato
• Veja - exibiu as gravações da delação premiada
• Globo online -"divulgou o desafio de Lula de convencer a opinião pública que o aceite do cargo não é para fugir do Juiz Ségio Moro"
• Opinião Pública - deve ser convencida por Lula caso ele aceite assumir o superministério
• Juiz Ségio Moro - encarregado de investigar a operação Lava-Jato
• Supremo Tribunal Federal - onde o processo de aceitar o cargo de Lula ao superministério é legítimo
• O Estado de São Paulo - "divulgou que o pedido de prisão de Lula realizado pelo Juiz Sérgio Moro aumenta a probabilidade de que este aceite o cargo"
• Justiça de São Paulo - irá delliberar sobre a transição do pedido de prisão de Lula do Ministério Público para o juiz Ségio Mouro
• Ministério Público - realizou o pedido de prisão preventiva de Lula
• Juiz Ségio Moro - poderá ficar encarregado do pedido de prisão preventiva de Lula
• Procuradoria de São Paulo - acusou Lula de "branqueamento de capitais"

Comentário / dúvidas:

a) Primeiro com relação a atores mais "abstratos", como processos sociais e ideias da razão (liberdade/escândalo/impeachment) - no meu ponto de vista, são agentes e introduzem diferença.
b) Quando atores são repetidos diversas vezes agrupamos suas ações ou repetimos o nome do ator todas as vezes que pratica nova ação?

Aguardo comentários! Smile

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22 Re: Atividade 1 em Qui Mar 17, 2016 2:17 pm



Reportagem 3: Zika: uma em cada cem mulheres infectadas no início da gravidez pode ter bebê com microcefalia

Publicada em: 15/03/2016 - 21h26min

Link: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2016/03/zika-uma-em-cada-cem-mulheres-infectadas-no-inicio-da-gravidez-pode-ter-bebe-com-microcefalia-5112514.html

Lista de atores:
- Mulheres infectadas pelo vírus no primeiro trimestre de gravidez: podem dar à luz uma criança com microcefalia, grave formação da caixa craniana na proporção de 1/100.
- Criança de mãe infectada pelo zika vírus: pode nascer com microcefalia, grave má formação da caixa craniana
- Instituto Pasteur: realizou o primeiro estudo que quantificou o risco de mães infectadas darem à luz a um bebê com microcefalia
- Primeiro estudo:  quantifica o risco de mães infectadas darem à luz a um bebê com microcefalia
- Simon Cauchemez: realizou a pesquisa como principal autor, baseando-se em cálculos matemáticos
- Cálculos matemáticos: mostraram que o primeiro trimestre de gravidez é o de maior risco, o mais crítico para o desenvolvimento da microcefalia  
- The Lancet: publicou a pesquisa
- Epidemia de zika na Polinésia Francesa: permitiu a coleta de dados entre 2013 e 2014/atingiu 66% da população
- Casos de microcefalia ocorridos entre setembro de 2013 e julho de 2015: foram utilizados como dados retrospectivos para a pesquisa
- Laura Rodrigues: fez uma nota sobre a plausibilidade de o risco ser mais elevado no primeiro trimestre da gravidez.
- Calendário de desenvolvimento do cérebro: foi considerado para a análise do tipo e da gravidade dos problemas neurológicos associados à infecção pelo zika
- Outros resultados de pesquisa: permitirão saber o tipo de risco de microcefalia no primeiro trimestre da gravidez, se é uniforme ou variável.
- América do Sul: pode não apresentar o mesmo risco da Polinésia Francesa
- Diferenças étnicas ou evolução do vírus: podem ser causas da variabilidade do risco entre regiões
- Estudo preliminar no Brasil: levantou um risco de 22% nas mulheres grávidas que tiveram sintomas de zika, com grande margem de incerteza
- Brasil: já tem mais de um milhão e meio de casos de zika desde 2015/745 crianças com microcefalia/ 157 de bebês mortos pela microcefalia.  
- 745 crianças brasileiras: apresentam microcefalia
- 157 bebês: morreram por causa da microcefalia
- Organização Mundial da Saúde: estimou que uma possível ligação entre a zika e a explosão de casos de microcefalia era "uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”
-Doença Zika: Não possui vacina nem tratamento curativo/ alvo de preocupação internacional/pode estar relacionada ao desenvolvimento de microcefalia em bebês  


Comentários: - Achei interessante colocar essa reportagem porque ela aborda dados epidemiológicos da zika na Polinésia Francesa, bastante diferentes dos dados aqui do Brasil. Acredito que esse fato pode ser importante para fortalecer as controvérsias a respeito do tema zika.

- Tive dificuldade ao longo dos exercícios da atividade 1 de separar o que seria uma ação dos atores e o que seria uma definição ostensiva da entidade (como a Elisa já indicou na outra reportagem sobre zika que eu postei). Tudo o que eu indico com os verbos "ser" ou "estar", por exemplo, não podem entrar como ação?

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23 Re: Atividade 1 em Seg Mar 21, 2016 5:46 pm

Elisa


Admin
Ei Nati,

Muito massa. Reunindo as informações das reportagens pode dar uma rede bem bacana. #artigo

Prestei atenção aos atores que você marcou de verde. Realmente, algumas entidades não estão realizando uma ação. Mas estão sofrendo uma ação! Então são atores. É o caso de tecnofósseis: desenvolveram-se rapidamente a partir de depósitos antropogênicos recentes contendo novos minerais, novas rochas e novos materiais.

Essa sua reportagem realmente tem uma quantidade absurda de atores. Muito legal! É mesmo uma característica dos textos científicos tem tantos agentes other-than-humans.
sunny

Natália Ribeiro escreveu:
Observação: marquei em verde, entidades que não tenho certeza se estão atuando neste texto; embora elas sejam atuantes para além deste texto. Estas em verde estão listadas com a ação que percebi. Em azul, estão entidades que não deixaram rastros neste texto, mas que são atuantes na controvérsia do tema que escolhi e elas não estão na minha lista.

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24 Re: Atividade 1 em Seg Mar 21, 2016 5:55 pm

Elisa


Admin
Ana Paula, que diferença da sua primeira postagem! Você captou os/as atores/as que agiram e também que sofreram ações. Ficou muito bom!!! Você entendeu a ideia na prática. Que alegria! Pode passar para a próxima fase, rsrs!  Like a Star @ heaven  Like a Star @ heaven  Like a Star @ heaven

anapaulasilva escreveu:

Reportagem 2- Mudança climática: EUA e Canadá reduzirão emissão de metano
Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/clima/eua-e-canada-reduzirao-emissoes-de-metano-para-combate-a-mudanca-climatica,8ccf8e3ebb94188cd957394e8b7093cdqtx0qgpb.html

Publicada em: 10 de março de 2016

Listagem dos atores:
- Estados Unidos e Canadá: se comprometem a reduzir as emissões de metano em até 45% até 2025/trabalharão juntos para implementar o acordo de Paris/se comprometem a assinar o pacto o mais rápido possível/ vão manter esforços conjuntos para acelerar o desenvolvimento de energias limpas.
- Indústrias de Petróleo e gás: deverão reduzir suas emissões de metano
- Governos dos EUA e do Canadá: emitiram um comunicado sobre acordos entre os dois países
- Casa Branca: divulgou o comunicado
- Comunicado: apresenta informações acerca dos acordos estabelecidos entre os governos dos EUA e Canadá
- Justin Trudeau: realizou a primeira visita de Estado de um governante canadense aos EUA em quase 20 anos/ busca um novo acordo para as exportações de madeira aos Estados Unidos  
- Barack Obama: Recebeu a visita do primeiro ministro do Canadá Justin Trudeau/rejeitou a construção do oleoduto Keystone em novembro de 2015
- Acordo de Paris: firmado em dezembro de 2015/aborda questões sobre a mudança climática/ deverá ser assinado o mais breve possível pelos dois países
- Mudança climática: tratada no acordo de Paris
-Metano: terá sua emissão reduzida nas indústrias de petróleo e gás dos EUA e Canadá
-Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos: começará a desenvolver novas regulações para as emissões de metano procedentes das indústrias petrolífera e de gás.
- Novas regulações: irão regulamentar as emissões de metano pelas indústrias americanas
- Agência canadense para mudança climática e meio ambiente: deve divulgar a fase inicial da sua proposta de regulações para as emissões de metano no início de 2017
-  Oleoduto Keystone: gerou desavenças entre Estados Unidos e Canadá/ serviu de estímulo à cooperação energética entre os dois países/ teve sua construção recusada por Obama em novembro de 2015/ projetado para transportar petróleo do Canadá ao Texas.
- Empresa TransCanada: fez o projeto do oleoduto Keystone
- Projeto do oleoduto: foi muito criticado pelas organizações de defesa ao meio ambiente
- Organizações de defesa ao meio ambiente: criticaram o projeto do oleoduto Keystone.
- Ártico: terá pelo menos 17% de suas áreas terrestres e 10% das áreas marinhas protegidas até 2020 como meta dos dois países
- Luta contra a mudança climática e a campanha contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI): serão debatidas na visita de Estado de Justin Trudeau a Casa Branca
- Novo acordo de fronteira: será discutido na reunião entre Trudeau e Obama/ vai permitir agilizar o fluxo de mercadorias entre os dois países e a segurança
- Último acordo para as exportações de madeira entre EUA e Canadá: expirou em outubro de 2015/ estimulou a conversa sobre um novo acordo

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25 Re: Atividade 1 em Seg Mar 21, 2016 6:20 pm

Elisa


Admin
Olá Lucas! Seja bem vindo!

O escândalo é um ator sim. Só é necessário ter cautela quando formos listar as ações, pois a reportagem informa que o escândalo adia o anúncio, e não que impede o anúncio, por exemplo. Isso não compromete o seu exercício. Estou comentando somente para dizer que estamos sempre a um passo atrás dos atores que seguimos, ou seja, devemos observar aquilo que eles fazem.  

Notei de início que um ator dos mais importantes não está na lista: o cargo, que dá imunidade judicial à Lula. Um ator bem poderoso!  

Brasília é um dado importante. Delimita o local onde os eventos ocorrem, e deve entrar no inventário que faz parte de um outro exercício. Porém, não notei agência de Brasília nessa reportagem.

Há ainda alguma confusão sobre as ações, por exemplo: "Superministério - cargo que o ex-presidente foi convidado a assumir e que pode lhe conceder imunidade judicial". O texto relata que o Superministério receberia Lula; deveria promover recuperação econômica e articulação política para travar o impeachment. Não consegui perceber "recuperação econômica" como uma entidade.

Vamos continuar mais um pouco com "manifestações de domingo". Veja só, nós sabemos que elas pediam o impeachment. Mas a reportagem que você selecionou não informa isso! As manifestações de domingo não estão associadas explicitamente com alguma ação.
Eu não percebi, mas isso pode ser controverso e peço ajuda aos colegas para ver qual é! confused

Outra dúvida sua é sobre a repetição de atores. Acredito que Lula/Lula da Silva/Ex-presidente se encaixe nesse caso. Você não precisa separá-los, é mais adequado tratá-los como um único ator.

Ficou um pouco mais claro? Envie a próxima reportagem até quarta-feira!!!



LUCAS NIGRI escreveu:Boa noite a Elisa e a todxs!

Gostaria de analisar a Controvérsia "Impeachment Dilma Roussef" neste curso, visando aplicar um pouco o "guia de viagem" ANT-Mapeamento de Controvérsias.

Segue abaixo uma das notícias para comentários e discussão (origem: busca da palavra chave "impeachment Dilma")

Fonte: http://www.dn.pt/mundo/interior/lula-em-brasilia-para-negociar-com-dilma-assumir-superministerio-5077990.html
Acessado em: 16/03/2016
Motivo da escolha: a mais complexa das 4 que coletei



• Lula: vai aceitar o superministério
• Escândalo: impede que Lula anuncie o aceite do superministério e envolve a compra do silêncio por Delcídio
• Ex-presidente: suspeito de branquamento de capitais / exigiu mudança na política econômica do governo
• Imunidade judicial - será dada ao ex-presidente caso ele aceite o novo cargo
• Lula da Silva -  chegou a Brasília para encontrar com Dilma Roussef
• Brasília  - local onde se dá a negociação entre Dilma e Lula
• Presidente Dilma Roussef  - convidou Lula para assumir o superministério
• Superministério - cargo que o ex-presidente foi convidado a assumir e que pode lhe conceder imunidade judicial
• Recuperação/Mudança Econômica  - algo deve ser aticulado com o ex-presidente ao assumir o ministério
• Impeachment de Dilma - algo deve ser aticulado com o ex-presidente ao assumir o ministério
• Manifestações De Domingo -  ator coletivo  que exige o impeachment da Dilma
• Jornal O Globo e Site da Revista Veja  - noticiaram que Lula aceitou o convite de assumir o ministério
• Governo  - tentou comprar o silêncio de Delcídio, gerando o escândalo que adiou o aceite de Lula
• Delcídio do Amaral  - "o governo tentou comprar o seu silêncio, o que adiou o anúncio de Lula / acusou
Aloizio Mercadante de ter tentado impedir a sua colaboração com a justiça"
• Aloizio Mercadante - "acusado por Delcidio de ter tentado impedir a sua colaboração na operação Lava-Jato / ofereceu uma ajuda financeira para compra o silêncio de Delcidio"
• Justiça - está investigando casos e promovendo a opoeração Lava-Jato
• Operação Lava-Jato -  operação produzida pela Justiça e que está investigando o governo, Lula e Delcídio / encarregada pelo Juiz Sérgio Mouro
• Gravações Da Delação Premiada - armazenam o conteúdo do depoimento de Delcídio para a operação lava-jato
• Veja - exibiu as gravações da delação premiada
• Globo online -"divulgou o desafio de Lula de convencer a opinião pública que o aceite do cargo não é para fugir do Juiz Ségio Moro"
• Opinião Pública - deve ser convencida por Lula caso ele aceite assumir o superministério
• Juiz Ségio Moro - encarregado de investigar a operação Lava-Jato
• Supremo Tribunal Federal - onde o processo de aceitar o cargo de Lula ao superministério é legítimo
• O Estado de São Paulo - "divulgou que o pedido de prisão de Lula realizado pelo Juiz Sérgio Moro aumenta a probabilidade de que este aceite o cargo"
• Justiça de São Paulo - irá delliberar sobre a transição do pedido de prisão de Lula do Ministério Público para o juiz Ségio Mouro
• Ministério Público - realizou o pedido de prisão preventiva de Lula
• Juiz Ségio Moro - poderá ficar encarregado do pedido de prisão preventiva de Lula
• Procuradoria de São Paulo - acusou Lula de "branqueamento de capitais"

Comentário / dúvidas:

a) Primeiro com relação a atores mais "abstratos", como processos sociais e ideias da razão (liberdade/escândalo/impeachment) -  no meu ponto de vista, são agentes e introduzem diferença.
b) Quando atores são repetidos diversas vezes agrupamos suas ações ou repetimos o nome do ator todas as vezes que pratica nova ação?

Aguardo comentários! Smile

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